IA em RH: de assunto em alta a ferramenta essencial

O crescente interesse público em torno da inteligência artificial é admirável, e por razões bastante justificadas. A inteligência artificial (IA) capacita os computadores a realizarem tarefas que normalmente requerem pensamento humano, como aprendizagem, resolução de problemas e tomada de decisões.

Você deve ter visto a IA em ação com ferramentas como ChatGPT, da OpenAI, e Gemini, do Google. Esses são exemplos de chatbots generativos alimentados por IA, tipo de inteligência artificial especializada na produção de novos conteúdos. Enquanto a IA generativa cria textos, frases, imagens e vídeos – ferramentas como o ChatGPT baseiam-se nos chamados grandes modelos de linguagem (large language models), que são como uma enciclopédia gigante de palavras e frases –, os chatbots de IA generativa usam essas vastas bases de conhecimento para criar respostas realistas.

Em RH, as plataformas alimentadas por IA tendem a revolucionar tudo, desde o recrutamento até o envolvimento dos profissionais, e agilizar processos que antes eram demorados e propensos a erros humanos. Por exemplo, a IA analisa currículos com rapidez e precisão, sinalizando os candidatos mais bem alinhados com as vagas em aberto. Os chatbots com tecnologia de IA respondem a perguntas básicas de RH, 24 horas por dia, 7 dias por semana, liberando as equipes internas de RH para tarefas mais complexas.

O potencial vai muito além da contratação. Imagine a IA identificar e elaborar programas de aprendizagem personalizados que se adaptam a cada indivíduo, ajudando os colaboradores a aprimorarem suas habilidades em seu próprio ritmo. O potencial da IA para aumentar a eficiência e oferecer experiências mais personalizadas aos funcionários é verdadeiramente revolucionário.

O seu serviço de Recursos Humanos está percebendo esse potencial muito além do assunto em alta?

Numa pesquisa realizada pela Gartner, 76% dos líderes de Recursos Humanos acreditam que não adotar soluções de IA nos próximos anos colocará as suas organizações em grande desvantagem. Todos os sinais mostram que agora é o momento de explorar o potencial desta tecnologia. Até mesmo pequenos projetos-piloto destacam o impacto potencial na eficácia do setor, conferindo vantagens na busca por talentos.

Aqui estão algumas aplicações de IA úteis para o RH: 

  • Processamento de linguagem natural (PLN): essa tecnologia analisa currículos, e-mails e outros textos para extrair informações úteis, ajudando a tomar decisões mais bem informadas.
  • Algoritmos de aprendizado de máquina para pesquisas com funcionários: a IA analisa resultados de pesquisas, identifica tendências nos sentimentos dos funcionários e sugere insights práticos.
  • Análise preditiva: esta forma de IA utiliza aprendizado de máquina e análise de dados para prever resultados futuros. Ou seja, ela previne os problemas antes que se transformem em crises.

A revolução da IA no RH chegou, e o seu impacto no recrutamento traz muitas promessas. As ferramentas de IA oferecem uma vantagem competitiva, desde encontrar perfis escondidos em seu banco de candidatos até simplificar a comunicação.

Quer saber como a IA ajuda a contratar os melhores profissionais, a diminuir os vieses e a criar uma equipe mais engajada? Confira o próximo artigo da nossa série: Recrutamento com IA: o futuro é agora.